Dicas - Metáforas de aprendizagem

Metáforas de aprendizagem:

  • - Aprendizagem como aquisição de respostas. Ilustra a corrente comportamentalista a qual encara a aprendizagem numa lógica associacionista, mecânica e repetitiva. O aluno é visto como um sujeito passivo e o professor um conhecedor e dispensador de estímulos e reforços. A aprendizagem é observável e controlável através de um programa de estímulos e respostas. Ao prescindir do contributo de variáveis internas (cognitivas e motivacionais, nomeadamente), o ensino limita-se a cuidar da apresentação da informação e a organizar as contingências de reforço que facilitem a sua aquisição, assim como dos comportamentos desejados (Rosário & Almeida, 2005).
  • - Aprendizagem como aquisição de conhecimentos. Refere-se à etapado neocomportamentalismo e do processamento de informação. Abarca a centração no estudo dos processos mentais e dos mecanismos internos subjacentes à conduta humana e a passagem ao estudo da aprendizagem especificamente humana. Engloba também a metáfora “mente-ordenador”, a inteligência artificial e o desenvolvimento dos armazéns de memória. A aprendizagem e o comportamento são lidos como uma interacção com o meio e resultado de conexões entre estruturas mentais (esquemas). Neste sentido, aprender consiste na aquisição de novos esquemas visando a redução incerteza. O sujeito é percebido numa dimensão cognitivista controlo absoluto sobre o seu processo de aprendizagem, à imagem de um computador. De acordo com esta perspectiva, o ensino deve orientar-se para a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos, sendo esta a medida da aprendizagem realizada (Barros & Barros, 1996; Barca et al., 1997; Mayer,1992).
  • - Aprendizagem como construção de significados. Esta última etapa da metáfora diz respeito a concepções como significado, construtivismo e modificabilidade cognitiva. O sujeito é considerado como mais activo e autónomo, tornando-se gradualmente gestor dos seus próprios processoscognitivos. O aluno não se limita a adquirir conhecimentos, mas constrói osconhecimentos com a ajuda e apoio de professores e materiais usando aexperiência para compreender o novo. O professor fornece as pistas e chavespara essa construção dos conhecimentos. Promover competências deaprendizagem e estimular a autonomia, o envolvimento responsável na tarefa éa ideia-base desta última fase do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário